terça-feira, setembro 11, 2007

ESCRITA GRUNGE

Em pleno “aperfeiçoamento” da escrita grunge surge a idéia da unificação da língua portuguesa.
Não vai dar certo!
A escrita grunge é, na verdade, a evolução natural da escrita fonética que já teve seus anos de glória e foi cedendo lugar por conta das novas formas de comunicação escrita, oral e visual.
Visual porque não é raro vermos imagens pequenas no canto do vídeo mostrando alguém traduzindo a fala do apresentador através da linguagem dos sinais, fato que atraiu boa quantidade de novos assistentes.

A comunicação oral - quer expressando-nos para uma platéia, quer contando uma vantagem na mesa do bar, não é tarefa fácil para muitas pessoas, mas ainda é a forma mais direta de comunicação e não exige muitos cuidados porque errar, neste caso, fica por conta do improviso do momento.
Mas, escrever é o problema!
Com a chegada da internet a comunicação adotou nova medida de velocidade e tempo, ou seja: megabaites – na ultrapassada escrita fonética, ou mb – na escrita grunge.
Você é vc; porque é pq; espera aí é peraí.
Estamos nos habituando à escrita grunge por causa da necessidade de estabelecermos uma comunicação veloz e com duas ou três pessoas ao mesmo tempo.
E nos entendemos perfeitamente!
Resumindo: a unificação da língua portuguesa servirá como incentivo ao pleno desenvolvimento da escrita grunge, pois ortografia e gramática estão sendo abandonados pelos estudantes que escrevem, não em cadernos pautados, mas através infovias e inforedes.
Bom será para editoras e gráficas...
E os professores de português continuarão ganhando a mesma merreca.
Pelo menos, se acontecer, o português do Brasil será a matriz.
Té +...

Nenhum comentário:

Postar um comentário