quinta-feira, agosto 09, 2007

OS GÊNIOS NA PAMPULHA

O TEXTO

Trata-se de uma ficção baseada no centenário do Arquiteto brasileiro mundialmente conhecido, Oscar Niemeyer e que será comemorado no final deste ano.
A história se desenvolve quando, em dezembro de 2007, exatamente no dia em que o arquiteto comemorará 100 anos de vida, acontece o encontro casual com artistas que participaram do projeto arquitetônico e urbanístico do Parque da Pampulha, em Belo Horizonte.
O romance faz um apanhado histórico do início do movimento Modernista, aborda importantes momentos da política brasileira, passa pelas artes em todas as suas formas de expressão e observa aspectos do início da bossa-nova.
A criação de Brasília e suas particularidades, a amizade com o então Presidente da República Juscelino Kubitschek e o começo da obra da Nova Capital são tratadas respeitando detalhes históricos, mas sempre em forma de romance e ficção.
Personalidades como Roberto Burle Max, Cândido Portinari – o Candinho – Tom Jobim, Vinícius de Moraes e outros artistas esquecidos na maioria das referências existentes, contracenam com o protagonista.
Como não poderia deixar de ser, uma pitada de mistério surge quando Janaína, a estudante de artes plásticas, transita por dimensões que só o leitor será capaz de definir.


Nota do autor:
Escrito por mim durante o ano de 2006 o texto acima está guardado na gaveta juntamente com tantos outros.
Quem sabe um dia seja editado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário