quinta-feira, agosto 09, 2007

NA REALIDADE

REVITALIZAÇÃO DO CAIS DO PORTO

A revitalização do cais do porto, em Porto Alegre, foi destaque nos noticiários durante o dia de hoje despertando, mais uma vez, o interesse dos gaúchos, ou pelo menos, das pessoas envolvidas com cultura e lazer de qualidade.

Das entrevistas, aquela concedida pelo prefeito Fogaça foi a mais importante.

Disse ele que não há infra-estrutura para implantação de qualquer projeto no cais e que as obras para a viabilização de empreendimentos naquela região são de custo elevado.

Ao mesmo tempo, a governadora salientou que a revitalização é muito significativa para o Estado e que todo o esforço será feito para que a obra saia do papel.


PAN DO RIO

O Pan do Rio tem sido destaque em todos os programas de rádio e televisão. O assunto “Pan” está nos painés de propaganda nas ruas das cidades, nas rodovias, camisetas e no meio esportivo, evidentemente.

Procurei saber quanto dinheiro foi investido em infra-estrura, obras e propaganda; constatei que são números surpreendentemente elevados.

Segundo os organizadores e o governo do Rio, assim como Brasília, os frutos que o Brasil colherá serão imensuráveis se considerarmos somente o poder de influência que o esporte exerce sobre a juventude brasileira.


COPA DO MUNDO NO BRASIL

É o mais novo sonho e objeto de desejo entre dirigentes e empresários da área do futebol e da mídia.

As cifras citadas e especuladas são de dar água-na-boca!


NA REALIDADE

O Estado Gaúcho está quebrado. Não há dinheiro para pagar a folha e fornecedores.

Como viabilizar a obra do cais? Hão de dizer: através da captação de dinheiro junto ao mercado investidor ou obtenção de recursos abundantes por meio de empréstimos bancários.

Certamente que uma obra que possibilite o contato da população com cultura e lazer de qualidade será importante e sempre bem-vinda.

Porém, exposições de obras de arte, recitais de violão e corais, cafeterias, ambientes agradáveis e de contemplação do Guaíba, bem como tardes de autógrafos não fazem parte das mais prementes necessidades de parte da população que não tem tempo nem dinheiro para livros ou telas pintadas.

Discurso demagógico? Depende da interpretação e da consciência de cada um de nós.

Então, que o Estado levante a verba necessária e aplique em educação, saúde e segurança, mas nas áreas deterioradas da Cidade, ou seja, em quase toda a cidade.

Na realidade, o Brasil queimou uma das etapas mais importante na formação do cidadão que é criar a base sólida de um povo oferecendo educação, saúde e segurança.

Na realidade, os estádios e ginásios do Pan estão recebendo um público específico de pessoas com poder aquisitivo capaz de pagar por um lazer caro e seletivo.

Na realidade, dentro da quadra, vemos atletas ex-sorveteiros, ex-feirantes, ex-carteiros e ex-moradores da periferia pobre e marginalizada. Muitos deles sem estudo e outros, com mais sorte, morando e treinando nos melhores clubes, academias e universidades fora do Brasil.

Na realidade, vultosos recursos serão gastos em projetos e avaliações para implantação da revitalização do cais; na realidade ninguém saberá quanto se gastou e quanto se ganhou com Pan; na realidade, a Copa do Mundo acontecerá no Brasil e a falta de educação, saúde e segurança continuarão fazendo parte do cardápio, apesar de os recursos existirem e seguirem sendo mal aplicados e mal explicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário