segunda-feira, fevereiro 04, 2008

SELEÇÃO INATURAL

É quase impossível querer justificar os crimes que estamos acompanhando, somente pela ótica do abandono social, descuido das autoridades, desprezo, preconceito, ausência de trabalho, educação, etc.

Um homem raptou e estuprou uma criança de três anos; o professor de Educação Física matou três mulheres porque fazia “racha” e bateu no carro conduzido por uma mãe, causando seqüelas psicológicas nos familiares; o bandido matou o dono de um armazém que reagiu porque estava sendo roubado; o maior ladrão de bancos fugiu da prisão sem a menor dificuldade.

Assisti um programa na televisão que mostrava bandidos assassinos de alta periculosidade nas cadeias seguras, limpas e não superlotadas do poderoso Estado norte americano fazendo-me ver que, mesmo vivendo em um país rico e que dá todas as condições de trabalho e renda, o ser humano opta pelo crime.
Lá tem escolas, programas sociais, saúde, emprego e punição exemplar, mas nada disso impede a delinqüência de alguns indivíduos.

A floresta é desmantelada e pouco se faz para impedir a ação criminosa de pessoas com a menor consciência e respeito pelo próximo; as leis no Brasil não são cumpridas, mas menosprezadas como fez o dono de um restaurante ao afirmar que continuaria vendendo bebidas alcoólicas já que ninguém respeita e não seria ele aquele “idiota” que iria retirar as cervejas do freezer.

Aliás, a lei que proíbe a venda de bebidas nos estabelecimentos à beira de rodovias federais seguirá pelo caminho de tantas outras que inicialmente impactam, mas em seguida caem no esquecimento pela falta de educação do povo – que continuará bebendo mais ainda - e por conta da falta de fiscalização, exercida por uma polícia treinada para cuidar das rodovias.
As liminares já começaram a “pipocar” por todos os lados, sinal que já começou a “fazer água”.

Então, o homem que estuprou a criança de três anos, o professor e o ladrão de armazém, se não forem retirados do convívio social e punidos rigorosamente, seguirão cometendo crimes afrontando àqueles cidadãos de bem.
A impunidade é a arma dos delinqüentes contra a população assustada e indefesa.

Se a causa do comportamento desequilibrado e desumano é resultado de traumas ocorridos dentro das famílias ou por falta de programas educativos, então que os políticos trabalhem para isso e a sociedade exija resultados e aja em favor daqueles menos preparados.

O grande problema é que a criminalidade e a bandidagem superaram todas as expectativas. Como as leis são frágeis e não punem corretamente alimentam mais ainda àqueles fragilizados que escolhem roubar em vez de trabalhar por um salário carregado de impostos que mal dá para a alimentação de uma pequena família.

2 comentários:

  1. A catástrofe em Nova Orleans mostrou que USA não é modelo de boa distribuição de renda. Há muita desigualdade social e econômica, discriminação dos "novos americanos". Pesquisa país mais indicado, como Dinamarca. Lá existem presídios para os criminosos de ocasião, aqueles que vêm com defeito de fábrica ou adquirem defeito além daqueles próprias de nossa natural condição de seres humanos. Jerônimo.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Jerônimo. Irei pesquisar.
    Obrigado pela dica.
    Abraço.

    ResponderExcluir