sábado, dezembro 22, 2007

MASP



Em 1990 dois homens entraram no Museu Isabella Stewart Gardner, em Boston e roubaram doze obras de pintores como Rembrant, Veermer, Degas e Manet.
Para o FBI o principal suspeito passou a ser o diretor do museu, porém nunca foi comprovado nada.
Em 1911 um italiano roubou a Mona Lisa, de Da Vinci, do Museu do Louvre e saiu com a tela em baixo do seu avental.
Alguns dos roubos de obras de arte podem atingir os 500 milhões de dólares como aconteceu em 1991, quando dois ladrões roubaram vinte telas do Museu Vam Gogh, em Amsterdã.
Não há dúvida que os larápios são especializados e conhecem bem o mundo das artes.
Curioso é a incompetência dos administradores dos museus que não cuidam da segurança dos prédios, colocando guardas despreparados para exercerem função tão importante.
No MASP um dos responsáveis pela direção da instituição, sem saber como justificar o ocorrido, disse que os guardas foram treinados para recepcionar os visitantes, partindo do principio que as pessoas que vão ao museu estão lá para ver obras de arte e não roubar.
As obras não tinham seguro!
Vi na televisão a entrevista de outro “competente” gestor que ofereceu R$ 1.000,00 como pagamento por qualquer informação sobre o paradeiro das obras. Afirmou que o valor é simbólico e ele espera que os ladrões tenham suas consciências culturais atingidas e venham a devolver as telas.
No roubo de 1990, em Boston, o resgate por uma pista chegou a 5 milhões de dólares. As obras não apareceram!
Ingenuidade e incompetência juntas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário